CARTA-GENTILEZA

_____

APRESENTAÇÃO

 

A Carta-Gentileza é o nome do Termo de Compromisso individual e coletivo na prática da Gentileza, seja em casa, no trabalho, no templo religioso, na política, etc. Trata-se de uma forma de conscientizar, comover e envolver a sociedade na adoção de um comportamento gentil, que inclui a solidariedade, respeito, tolerância, generosidade, educação, inclusão e caridade.

 

Há a necessidade de um despertar de consciência. Nos acostumamos a reclamar, a questionar, a criticar e a julgar, mas não fomos ensinados a praticar o bem sem esperar nada em troca, pois crescemos ouvindo os mais velhos dizerem que o mundo pertencia aos mais espertos. A Gentileza merece ocupar seu espaço na sociedade, especialmente nas empresas, grupos religiosos, escolas, universidades, órgãos públicos e, principalmente, na consciência humana.

 

A coleta de assinaturas na Carta-Gentileza reforça a importância de se discutir o tema, de trazer à tona de forma expressiva sua importância, de elaborar e colocar em prática programas realmente eficazes que promovam a mudança de comportamento do ser humano em ambientes coletivos. Ao assinar a Carta, o indivíduo estabelece com a Gentileza um compromisso moral e emocional de se engajar nessa prática, além de se assemelhar ao universo de pessoas que desejam o melhor para o mundo.

 

Os objetivos da Carta englobam, em sua essência, a percepção do semelhante, a preocupação com quem está ao seu lado, a sensibilização de que uma atitude pode impactar positiva ou negativamente alguém ou um coletivo, a inclusão de segregados ao todo, a união das diferenças, a despolarização de regiões e o diálogo entre partes que não se toleram (por exemplo, grupos rivais políticos ou religiosos).

 

A Carta-Gentileza é uma esperança para a nossa sociedade. É um apelo que a humanidade faz as lideranças mundiais, é um apelo que vibra e que esperamos chamar a atenção individual e coletiva para a transformação de tantas situações que nos incomodam e que interferem diretamente nas nossas vidas.

Desejamos formar uma Cultura de Paz mundial. Para isso, sua adesão é fundamental. A união de propósitos nos levará à uma mudança tão desejada para a sociedade global.

 

Com otimismo e fé,

 

Luiz Gabriel Tiago – Sr. Gentileza

Brasileiro, cidadão, fundador e CEO da Pontinho de Luz/Geração Gentileza